Construímos nossos hábitos desde a infância e somos orientados por nossos pais, e nossa família a realizar atividades que acreditamos ser indispensáveis para nossas vidas, outros fatores como o meio em que vivemos irão nos influenciar na formação destes hábitos. Essas atividades depois de um tempo sendo praticadas, se tornarão modelos.
E estes modelos se tonarão padrões que serão positivos ou negativos, padrões no qual passamos a acreditar e adotar em nosso cotidiano.
Os hábitos influenciam todas as áreas de nossas vidas. Quando desejamos que ocorra mudanças, o primeiro passo a dar é começar a mudar nossos hábitos, quebrar os modelos que criamos, e que não nos servem mais, mas infelizmente continuamos a repeti-los em nosso dia a dia como se estivéssemos no piloto automático.
Podemos observar os modelos a partir do momento que tomamos a decisão de mudar, de começarmos a fazer algo diferente, e nessas tomadas de decisões começamos a perceber que temos atitudes que se repetem e de certa forma bloqueiam as ações que queremos fazer.
Como podemos observar esses padrões repetitivos?
Escolhendo um hábito, e de preferência um que incomode e a partir dele começarmos a observar o que ocorre quando tentamos mudar, acontecerá situações que nosso corpo irá nos levar a busca da repetição deste velho padrão.
Durante anos praticando nossos hábitos, vamos gravando em nosso subconsciente esses padrões, alimentando dia após dia, e quando queremos iniciar uma mudança e abrir mão dos velhos hábitos para criar novos hábitos encontramos dificuldades.
Quantas vezes você tentou causar uma mudança em sua vida, mas desistiu na metade do caminho?
Quantas vezes você tentou se livrar de um hábito negativo, mas desistiu por falta de persistência, ou até mesmo a falta de acreditar o levou a parar o processo que você estava fazendo?
As respostas estão nos paradigmas, nas crenças, nos valores que damos aos modelos que criamos, e esses modelos nem sempre nos trazem bons resultados.
Se realmente desejamos mudar, temos que ter consciência que não será fácil a princípio conquistar essas transformações, mas nada é impossível, não há nada em nosso meio, nada interno e externo que não possa ser mudado.
O que existe são limitações que colocamos a nós mesmos, não será de um dia para outro que iremos nos libertar deles. O que necessitamos é ter sentimentos claros a respeito do que somos neste momento e aonde estamos, e no que queremos nos transformar e aonde queremos estar num futuro próximo. Com persistência, certeza, coragem, ação, responsabilidade e disciplina, a mudança será certa.
Não existe fórmula mágica, existe sim o caminho do autoconhecimento, saber quem você é, entender o porque quer realizar mudanças, entender o cenário em qual se encontra, e trazer a luz seus objetivos, e as metas que deseja alcançar.