A inteligência espiritual é a mais sofisticada das inteligências humanas, ela é o pilar central que faz conexão com as outras três inteligências principais que compõem nosso ser, são elas: Inteligência Racional, Inteligência Emocional e Inteligência Física.
A inteligência espiritual é o conjunto de habilidades que já nasce conosco, diferente do que muitos possam imaginar, e não necessariamente faz conexão com o tema referente a religiosidade.
Na década de 80 o psicólogo Howard Gardner trouxe a luz o conceito de inteligências múltiplas ao total ele classificou 8 inteligências, mas ao ser indagado sobre a espiritual ele afirmou que necessitava de mais pesquisas para poder falar sobre essa inteligência.
Na década de 90 Daniel Goleman publicou suas pesquisas e lançou um livro sobre a Inteligência Emocional, que virou um best seller e fonte de estudos profundos nesta área.
No início da década dos anos 2000 a física e filósofa Dana Zohar em conjunto com seu marido, o psiquiatra e psicoterapeuta Ian Mashall, lançaram um livro sobre a Inteligência Espiritual com o título QS Inteligência Espiritual, que foi baseado em anos de pesquisa.
Os 12 Princípios da Inteligência Espiritual, conforme estudos de Dana Zohar e Ian Marshall:
1. Fazer bom uso da adversidade
2. Autoconsciência
3. Humildade
4. Compaixão
5. Ser liderado por Visão e Valores
6. Espontaneidade
7. Holístico
8. Fazer perguntas profundas e fundamentais
9. Reformular
10. Habilidade de ficar contra a multidão
11. Celebração da Diversidade
12. Senso de vocação
Se a Inteligência racional se conecta com: meu entendimento e o que penso; a inteligência emocional se conecta com: o que sinto; e a inteligência física se conecta com: como são minhas ações; a inteligência espiritual irá nos convidar a refletir sobre: quem somos, nosso propósito, o sentido da vida e nossos valores.
É preciso ampliar nossa percepção de que estamos todos interligados e não somente individualizados, de que nossas atitudes têm reflexos não somente em nossas próprias vidas, mas também na do próximo, estas percepções fazem parte do desenvolvimento da inteligência espiritual.
Quanto mais desenvolvemos nossa Inteligência Espiritual, maior é o nosso entendimento dessa sofisticada tecnologia que reside em nossa alma.