6º passo: Como gerenciar seu projeto

06 – Como gerenciar seu projeto

Os projetos sempre fizeram parte da nossa sociedade, do mais simples projeto até o mais complexo, sempre foi necessário organização, ordem, e um bom planejamento aliado a uma boa administração.

No entanto, a gestão de projetos como conhecemos começou a se estabelecer apenas no início dos anos 60 quando as empresas perceberam a importância de organizar o trabalho em processos para que os colaboradores trabalhassem de forma integrada.

Para que os processos da sua empresa não fiquem “soltos demais”, se torna essencial um acompanhamento de todo o progresso. Isso permite a melhor organização e controle dos projetos, evita a entrega de tarefas atrasadas e ainda aprimora a comunicação e integração entre a equipe.

Hoje existem muitas metodologias que nos auxiliam na gestão de projetos como SCRUM, PROJECT MODEL CANVAS, SIX SIGMAS entre outras.

Se comunicar claramente e na medida certa é um dos principais elementos para garantir o sucesso de um projeto. Por ter muitos detalhes, nem tudo precisa ser comunicado aos envolvidos. Mas a falta de informações pode aumentar boatos, ruídos e retrabalhos em tarefas mal compreendidas.

Faça uma avaliação de quais detalhes devem ser comunicados, quem precisa saber e como tal informação será transmitida. Procure se comunicar de forma clara e transparente para evitar problemas durante o processo.

Definir o escopo, cronograma e as métricas

O escopo do projeto é um documento que contém todos os elementos necessários para que ele seja concluído. Desde os produtos que serão entregues, quem irá compor o time de execução e até quanto tempo e dinheiro serão investidos precisam estar descritos no escopo.

As métricas possuem grande importância dentro de sua empresa e vantagens relevantes para o seu negócio como:

Mensurar o envolvimento de seu público alvo durante uma determinada campanha;
Mensurar o desempenho de suas ações de Marketing;
Garante novas oportunidades de negócio, e qual investimento aplicar;
Maior objetividade em gerar retorno;
Identificar os pontos positivos e negativos das campanhas;
Impulsionar uma produtividade apropriada, com base nos dados obtidos.
Com o escopo e métrica definidas agora é avançar para o detalhamento das tarefas que serão executadas, aqui entra o cronograma e junto a essa etapa terá que ser inseridos prazos para conclusões de forma equilibrada.

Outro ponto importante é saber administrar os riscos, saber o que pode dar errado durante a execução das atividades, e ter um plano de ação com soluções para lidar com os problemas que irão surgir.

Um exemplo muito comum são projetos que ultrapassam o investimento inicial planejado, por isso procure acrescentar um valor extra para eventuais imprevistos. Independente dos fatores de risco observados, nunca deixe de monitorá-los conforme três itens:

· Status de cada risco e as opções definidas para enfrentá-los

· Probabilidade de ocorrência dos riscos

· Qual o impacto que podem gerar no projeto e como contorná-los

Acompanhar o desempenho do projeto colocando em práticas todos os passos já citados é de suma importância, fique atento ao andamento de cada atividade e monitore.

Saber como gerenciar um projeto é indispensável para que os resultados alcançados sejam positivos.

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